Reconstrução de palpebra inferior com uso de retalho de mustardé
PDF

Cómo citar

1.
de Souza Guimarães AF, Gatto Ribeiro de Oliveira FJ, Cezar Viola J, Cruz LE. Reconstrução de palpebra inferior com uso de retalho de mustardé. RBCP [Internet]. 18 de noviembre de 2021 [citado 27 de abril de 2024];1(3):18-9. Disponible en: https://revistabolivianacirplastica.org/index.php/ojs/article/view/39

Resumen

As reconstruções de pálpebra inferior merecem especial atenção e cuidados por tratarem de importante região de proteção e lubrificação do globo ocular. Sítio de complexa anatomia com plexo vásculo nervoso intenso e de grande importância estética.

Tumores cutâneos localizados nas pálpebras inferiores criam desafios substanciais nas cirurgias de reconstrução dessa estrutura após sua exérese. A compreensão detalhada da anatomia local é de fundamental importância na escolha da melhor técnica a ser empregada capaz de restaurar tanto a parte funcional quanto a estética.

A pálpebra é dividida em lamela anterior e posterior. A lamela anterior é composta pela pele e músculo orbicular, e a lamela posterior é composta de conjuntiva, tarso e retratores da pálpebra. O septo orbitário pode ser considerado uma lamela média. A conjuntiva ocular na superfície do globo é contínua com a conjuntiva que reveste a superfície interna das pálpebras. Essa relação precisa ser mantida ou restaurada durante a reconstrução para preservar a função palpebral e evitar complicações como ressecamento da córnea, ceratite e por fim perda visual.

PDF

Citas

Mélega JM, Viterbo F, Mendes FH. Cirurgia plástica: os princípios e a atualidade. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011. p. 573-4.

Baker SR. Retalhos locais em reconstrução facial. 2º ed. Rio de Janeiro: Dilivros; 2009.

Backer SR, Swanson MD. Local flaps in facial reconstruction.l ed. Missouri: Mosby;1995.

Strauch B, Vasconez LO, Findlay EJH. Grabb’s encyclopedia of flaps. New York: Lippincott-Raven; 1998.

Converse, JM, Morello, DC, Esthetic Surgery for Face In. John Marquis Converse, Reconstructive Plastic Surgery, Philadelphia, WB Saunders, 1977,1868-929.

Carreirão, S.- Livro da SBCP, Cirurgia Plástica, Editora Atheneu, 2005.

PITANGUY, I.; SBRISSA, R. A. Atlas de cirurgia palpebral. Rio de Janeiro: Colina, 1994.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.